O que é o INPRA?
O Instituto Nacional de Pesquisa em Resistência aos Antimicrobiana (INPRA) está associado a área de microbiologia clínica, mais especificamente a pesquisa na área de resistência aos antimicrobianos. O INPRA foi criado a partir de uma chamada do CNPq do Ministério da Saúde, com o intuito de construir um grupo de pesquisa com formado com pesquisadores que atuam há muitos anos no combate à resistência bacteriana. Além de pesquisadores renomados na área o INPRA conta dom bolsistas de pós-doutorado, doutorado e mestrado que atuam nos laboratórios associados ao instituto.
A missão do INPRA
O Brasil possui diversos pesquisadores que atuam na área de resistência bacteriana produzindo dados importantes e de extrema qualidade – o que pode ser atestado pela produção de artigos em revistas científicas de alto impacto. Diversos destes pesquisadores formam grupos de pesquisa, majoritariamente devido à proximidade geográfica e/ou por área específica de interesse no tema de resistência.
Além disso, existe uma grande desproporção de produção de conhecimento sobre a resistência bacteriana no Brasil o que, possivelmente, está associada à grande variação de disponibilidade de fomento, tecnologia e expertise no território nacional. Isso afeta, em particular, a geração de dados brasileiros representativos sobre a epidemiologia da resistência aos antimicrobianos.
Assim, o INPRA visa o estabelecimento de uma rede integrada de diversos pesquisadores e instituições que possam efetivamente interagir nas diversas formas de atividade científica relacionadas ao tema Resistência Bacteriana.
Equipe
Comitê gestor
Coordenador do INPRA
Pesquisador do CNPq. Doutor em Microbiologia Clínica pela Universidade de Londres. Experiência em Microbiologia, tipagem molecular e resistência bacteriana.
Lúcia M. Teixeira
Pesquisadora do CNPq. Doutora em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ. Pós-doutora pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Experiência em microbiologia médica e aplicada, resistência bacteriana e epidemiologia molecular.
Alexandre P. Zavascki
Coordenação dos Estudos em Epidemiologia Clínica e Colaboração com grupos internacionais
Pesquisador do CNPq. Doutor em Ciências Médicas pela UFRGS. Pós-doutorado pela UFGRS. Experiência em estudos clínicos e microbiológicos e resistência bacteriana.
Coordenadora dos Estudos em Genômica e Proteômica e colaboração com grupos internacionais
Pesquisador do CNPq. Doutora em Ciências (Genética) pela USP. Pós-doutorado pelo Central Public Health Laboratory em Londres. Experiência em resistência bacteriana e epidemiologia molecular bacteriana.
Coordenadora dos Estudos em Epidemiologia Molecular e colaboração com grupos internacionais
Pesquisadora do CNPq. Doutora em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela UFRJ. Experiência em epidemiologia molecular e resistência bacteriana.
Jorge Luiz Mello Sampaio
Coordenador dos Estudos em Inovação e Padronização de Metodologias
Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela USP. Experiência em resistência bacteriana, epidemiologia molecular e testes diagnósticos microbiológicos.
Raquel Regina Bonelli
Pesquisadora em reservatórios ambientai de genes de resistência detecção e determinação de mecanismo moleculares de resistência
Doutora em Farmácia (Microbiologia Farmacêutica) pela Rheinisch FriedrichWilhelmsUniversität Bon (Alemanha). Pós-doutorado em Biologia Molecular de Bactérias. Experiência em tipagem molecular e resistência bacteriana.
Pesquisadores associados
Gertrudes Corção
Coordenador dos estudos de reservatório ambiental de genes de resistência
Doutora em Biologia Molecular pela Universidade de Glasgow. Experiência em diversidade bacteriana em ambientes e estudos de reservatórios ambientais de genes de resistência.
Andreza Francisco Martins
Pesquisadora em Proteômica e Reservatório ambiental de genes de resistência; Subcoordenadora das atividades de extensão
Doutora em Ciências Médicas pela UFGRS. Experiência em microbiologia clínica e resistência bacteriana.
Vanessa Bley Ribeiro
Pesquisadora em Mecanismos de Resistência
Doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS. Pós-doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFGRS. Experiência em resistência bacteriana.
Robson S. Leão
Pesquisador em Mecanismos de Resistência
Doutor em Microbiologia Médica Humana pela UERJ. Pós-doutorado pela UERJ. Experiência em diagnóstico laboratorial microbiológico .
Lauro Santos
Atividades de Ensino e Colaboração internacional
Doutor em Microbiologia pela UFRJ. Pós-doutorado pelo Hartford Hospital (USA). Experiência em trabalhos colaborativos com o Infectious Diseases Molecular Epidemiology Laboratory (USA) .
Celso José Bruno de Oliveira
Pesquisador na Área de Resistência Bacteriana em Veterinária e Zoonoses
Doutor em Medicina Veterinária pela UNESP. Doutorado sanduíche pela Escola de Medicina Veterinária de Hanover. Experiência em epidemiologia de zoonoses.
Marcelo Pilonetto
Pesquisador em inovação tecnológica; e Genômica e Proteômica; Epidemiologia Molecular e Resistência Bacteriana
Doutor em Ciências da Saúde pela PUCPR. Experiência em epidemiologia molecular e resistência bacteriana.
Marcelo Távora Mira
Pesquisador em Genômica e proteômica e Mecanismos de Resistência
Doutor em Bioquímica/Genética Molecular pela McGill University (Canadá). Experiência em mapeamento genético de doenças infecciosas.
Felipe Francisco Bondan Tuon
Pesquisador em resistência bacteriana e estudos de fatores de risco e mortalidade por bactérias multiresistentes
Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela USP. Experiência em pesquisa com epidemiologia e resistência das infecções bacterianas.
Renata C. Picão
Pesquisadora em mecanismos de resistência aos antimicrobianos e determinação de reservatórios de genes de resistência em ambientes aquáticos
Doutorado sanduíche pela Université Paris XI. Pós-doutorado em Ciências Básicas (Infectologia) pela UNIFESP. Experiência em resistência bacteriana.
Alexandre J. Macedo
Coordenador dos estudos em Potenciais novos antimicrobiano
Doutor em Microbiologia pela Helmholtz Centre for Infection Research (Alemanha). Experiência em biofilmes e prospecção de novos agentes antimicrobianos.
Joice Pedreira
Pesquisadora em epidemiologia molecular e mecanismos de resistência bacteriana
Doutora em Patologia Humana pela UFBA. Experiência em epidemiologia molecular e resistência bacteriana.
Tatiana C. A. Pinto
Pesquisadora em epidemiologia molecular e mecanismos de resistência bacteriana
Doutora em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ. Experiência em epidemiologia molecular e resistência bacteriana.
Leonardo Andrade
Pesquisador em resistência bacteriana
Doutor em Ciências pela USP. Pós-doutorado pela USP e UP-Portugal. Experiência em resistência a antimicrobianos (antibióticos, metais e biocidas), pesquisa de novas drogas antimicrobianas e bacteriologia clínica.