Overview: As viagens são importantes para a disseminação e transporte de bactérias resistentes, porém o conhecimento por parte dos viajantes ainda é baixo.

Conteúdo: Muitos estudos demonstram que as viagens internacionais desempenham um papel importante na aquisição de Enterobacteriaceae multirresistente (MR) e apresentam conclusões semelhantes: viagens para regiões endêmicas, nas quais há alta prevalência de bactérias MR e possuem condições inadequadas de saneamento, como sudeste da Ásia e subcontinente Indiano, predispõe fortemente à colonização por esses microrganismos. Outros fatores que aumentam o risco de que o indivíduo volte colonizado são a ocorrência de diarreia e a utilização de antimicrobianos durante a viagem.

Apesar da publicação de um grande número de estudos que confirmam esses dados, os autores desse artigo observaram que em um grupo de 191 viajantes franceses saudáveis, apenas 10% dos indivíduos estava ciente de que a viagem internacional era um fator de risco para a aquisição de Enterobacteriaceae MR. O autor recomenda, ainda, algumas medidas preventivas, tal como a limitação do uso de antimicrobianos, principalmente para tratamento de quadros de diarreia de viajantes, devendo se restringir estes medicamentos aos quadros em que o indivíduo relate presença de sangue ou pus nas fezes e febre. Além disso, os autores sugerem a exposição de informativos tais como a preocupação com as lavagens das mãos, atenção a alimentação e bebidas.

Esses estudos são realizados em parceria com centros de medicina de viagem. Vocês sabiam que a UFRJ possui uma clínica para aconselhamento de viajantes? Sim, o CIVES (Centro de Informações em Saúde para Viajantes) é o primeiro serviço especializado em medicina de viagem criado na América Latina e no Brasil, implantado em março de 1997 na UFRJ. Informações a respeito do CIVES podem ser encontradas na página www.cives.ufrj.br.

E para saber mais sobre o artigo citado acima, basta acessar o link a seguir:  https://academic.oup.com/jtm/article/24/2/taw089/2966900

Autor: Samantha, João e Káris


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.