A resistência aos antimicrobianos representa um desafio crítico e crescente em todo o mundo. A capacidade das bactérias  de desenvolver resistência aos medicamentos destinados a combatê-los ameaça nossa capacidade de tratar infecções com eficácia. Para enfrentar esse problema complexo existem várias iniciativas que podem ser feitas, uma delas é avaliação, de forma confiável, da ação do antibiótico contra a bactéria, feito através do antibiograma (teste de suscetibilidade aos antimicrobianos in vitro).

O AntibiHórus é um software que surgiu a partir do projeto “Desenvolvimento de um dispositivo para leitura do teste de suscetibilidade (antibiograma) por disco-difusão de bactérias de importância clínica”, aprovado na Chamada MS-SCTIE-Decit/CNPq nº12/2018 – Pesquisas de Inovação em Saúde. O coordenador responsável foi o Prof. Dr. Afonso Luís Barth, e o software foi desenvolvido pelo Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Biomédica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O software faz a captura de imagens de placas de antibiograma, nas quais estão dispostos discos contendo antibióticos e onde ocorre o crescimento de bactéria e a formação de halos de inibição. Através de técnicas de processamento de imagens e redes neurais, é feita a identificação automática dos halos de inibição e, com base na padronização brasileira BrCAST, é realizada a classificação do microrganismo como sensível, dose padrão (S), sensível, aumentando exposição (I) ou resistente (R) frente aos antibióticos testados. O software também gerencia o carregamento dos exames a serem realizados e gera um relatório que é enviado para o sistema de gestão hospitalar. As imagens capturadas, os resultados das análises e informações dos pacientes são armazenados localmente no computador, possibilitando análises posteriores.

O sistema já possui registro de patente (No: BR512022002575-2) e registro de desenho industrial (BR 30 2022 006203 0). O equipamento já foi validado e atualmente é utilizado diariamente na rotina laboratorial da Unidade de Microbiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e é compatível com o sistema de gestão hospitalar AGHUse, desenvolvido pelo hospital.

Autora do texto: Vitória T. Teixeira

Revisão: Afonso Luís Barth

Mais informações podem ser obtidas no site do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre sobre o software e sobre o desenho industrial.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.