No contexto da preocupação com o aumento de infecções causadas por bactérias resistentes aos antibióticos e a fim de contribuir com a Semana Mundial de Conscientização do Uso de Antimicrobianos, campanha anual da Organização Mundial da Saúde, professores e pós-graduandos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP criaram a revista em quadrinhos digital, tipo gibi, intitulada “Bactérias e Antibióticos: a importância na saúde e na doença”.

A autoria da revista é do Prof. Dr. Leonardo Neves de Andrade e das pós-graduandas Nathália de Lima Martins Abichabki e Luísa Vieira Zacharias. A revisão é da Profa. Dra. Ana Lúcia da Costa Darini. Além disso, houve colaboração do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas (DACTB), Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPG-BBio), Liga Acadêmica de Microbiologia (Limicro) e Laboratório de Pesquisa em Resistência e Virulência Bacteriana (LabReVi), da FCFRP. O material tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

Nos quadrinhos, é explorada a discussão sobre bactérias e antibióticos, incluindo tópicos como: o que são bactérias e a diferença para outros microrganismos, como vírus, fungos, parasitas; microbiota da boca, do intestino e da pele; infecções/doenças bacterianas mais comuns na comunidade, como infecção de garganta, infecção de urina e meningite; o que é antibiótico, como e quando deve ser usado, e a diferença para outros medicamentos, principalmente para o anti-inflamatório. Também são mencionadas estratégias de prevenção e controle de doenças bacterianas, como lavagens das mãos e etiqueta ao espirrar/tossir.

A revista em quadrinhos foi elaborada utilizando termos populares, com linguagem leiga, simples e direta, de modo a atingir toda a população, desde crianças até idosos, com destaque para quem não é profissional da saúde.

O material, em PDF, está disponível para download no site da FCFRP: https://fcfrp.usp.br/pt/pesquisa-extensao/extensao/material-divulgacao/

ou diretamente aqui:

Autores: Nathália de Lima Martins Abichabki, Luísa Zacharias, Leonardo Neves de Andrade e Ana Lúcia da Costa Darini.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.